O Paquistão garantiu na terça-feira sua primeira vitória nas eliminatórias da Copa do Mundo da FIFA, derrotando o Camboja por 1 a 0.

O gol de Harun Hamid Khan aos 68 minutos na emocionante partida disputada no Estádio Jinnah, em Islamabad, provou ser a diferença entre o Camboja e o Paquistão.

Com a primeira vitória, os anfitriões avançaram para a segunda fase das eliminatórias da edição de 2026 do torneio decisivo do futebol.

Os Homens de Verde enfrentarão Arábia Saudita, Jordânia e Tadjiquistão no Grupo G na segunda rodada das eliminatórias, segundo a Agência Anadolu.

A primeira mão da eliminatória entre as duas equipas na semana passada terminou com um empate sem golos no Camboja, acrescentou.

A vitória alinhou-se com o regresso do futebol internacional ao país, que costuma ser mais fervoroso no críquete, marcando o fim de um hiato de oito anos.

O último jogo em casa do Paquistão foi uma vitória por 2 a 1 sobre o Afeganistão, em Lahore, em fevereiro de 2015. Em duas campanhas de qualificação para a Copa do Mundo desde então, eles jogaram em casa em campos neutros.

As eliminatórias da primeira rodada para o torneio de 2018 contra o Iêmen tiveram que ser transferidas para o Bahrein devido a questões de segurança em Lahore. Da mesma forma, na edição de 2022, a partida em casa contra o Camboja foi transferida para Doha devido à turbulência dentro da Federação Paquistanesa de Futebol. O Camboja finalmente saiu vitorioso com um placar agregado de 4-1 contra o Paquistão.

Em declarações à comunicação social após o final do jogo, o ministro interino da Informação, Murtaza Solangi, parabenizou as duas equipas e classificou o jogo de hoje como uma “vitória do futebol”.

Solangi elogiou o notável espírito esportivo demonstrado pelo Camboja e pelo Paquistão. Ele também enfatizou como o futebol era um esporte de massas e sempre foi amado por pessoas em todo o Paquistão.

Ele também lamentou a intrusão da política no âmbito dos esportes.